segunda-feira, 8 de junho de 2009

The Super Super Blues Band

Dica do brother Eduardo,

imagine uma banda composta por lendas como Howlin' Wolf, Muddy Waters e Bo Didley...
Imaginou? Parece all-stars-team?
Bom, bom ...

Então fique feliz seu ordinário amante de música sem frescuras! Porque os três se reuniram uma vez e gravaram algumas faixas fazendo uma jam. É sensacional!

Abaixo vou postar um trecho do blog Codornas Maestras comentando este disco:

"Em 1968, um ano antes dos irmãos Chess venderem sua gravadora e Leonard morrer de complicações cardíacas, Bo Diddley, Muddy Waters e Howling Wolf tiveram uma idéia, enquanto se embriagavam naquelas boas e velhas noites alcoólicas de Chicago. Formar uma super banda de Blues. Claro, que debateram extensamente o assunto, porque esse negócio de montar banda era considerado coisa de branco e obviamente, era difícil ajeitar as idéias com todo aquele whisky na cabeça.


The Super Super Blues Band – nome bem criativo – foi criada poucos dias depois. Os três colocavam sangue, suor, amor e loucuras alcoólicas em suas guitarras – Howling Wolf também cuidou da gaita – sendo acompanhados em segundo plano por piano, baixo e algumas backing vocals. O resultado foi estupendo justamente por nos levar às raízes do blues de uma forma diferente. Eles não procuraram um som mais rural e simples, mas sim, tocar músicas que gostavam, dialogando livremente um com outro. Nas músicas é possível ouvir vários improvisos de guitarras e conversas cantadas. Há uma real conexão entre os três bluesmen.

Em I´m a Man, interpretação para Manish Boy de Willie Dixon, Bo Diddley exclama “I´m a mannnnnnnn” e obtém como resposta de Muddy Waters “You ain´t no man...man, I´m a man...” e vai desenrolando a música, improvisando com partes de Manish Boy e partes inventadas, alternando-se com Bo Diddley na cantoria. Os uivados de Howling Wolf em Long Distance Call assustam as backing vocals, como se fossem realmente feitos por lobos. E as invenções são tantas, que a música passa a ter 9 minutos, nem um pouco enjoativos. A maior amostra da informalidade do trabalho fica na faixa Diddley Daddy, em que Bo Diddley acompanhado das backing vocals entoam o carismático refrão “Diddley, diddley, diddley, diddley, daddy” e depois desafiam os outros dois a cantar o refrão, “I don´t believe you can do it, Muddy”.

Na época do lançamento desse álbum, entitulado Long Distance Call, muitos o acusaram de ser um trabalho mal feito, em que as três lendas fizeram tudo às pressas e não tiveram grandes cuidados na preparação do disco. Entretanto, essa liberdade era a idéia central. Tentar gravar uma reunião descompromissada de amigos que tinham em comum o gosto pelo Blues. No fundo no fundo, eles queriam resgatar um pouco da essência do ritmo que perdia cada vez mais a sua cara, devido aos bonitos Cadillacs estacionados nas casas dos bluesmen e ao surgimento do rock and roll."



Download


See ya Folks!

3 comentários:

AFS disse...

Tem que postar mais regularmente. Já agora para buscar um pouco de inspiração:

www.baixaisso.blogspot.com

Bom blog, continue postando!

Raulzito disse...

Iae, bixo!
hehehe bacana ter usado esse texto meu. Que bom ter curtido ele. Muito bom o cd, não é!
Dá próxima vez dê um aviso, só pra eu ficar sabendo mesmo. Na verdade, nem precisa hehehehe mas seria bacana manter contato um com o outro...

valew, até mais!

Raulzito disse...

Curti o blog tbm.
:)